Rússia chama reunião de “útil”, mas critica trechos do plano de Trump
Por Redação – Porto Seguro News
A Rússia classificou como “muito útil” a longa reunião realizada em Moscou com os enviados dos Estados Unidos para discutir a nova versão do plano de paz proposto pelo ex-presidente americano Donald Trump para a guerra na Ucrânia. Apesar do tom positivo, o Kremlin deixou claro que ainda considera inaceitáveis alguns pontos centrais do documento.
Segundo o assessor presidencial Yuri Ushakov, o encontro com o enviado especial Steve Witkoff e com Jared Kushner, conselheiro próximo de Trump, durou cerca de cinco horas e abordou “em detalhes” as diferentes versões apresentadas por Washington para um possível acordo. Ele afirmou que Moscou recebeu vários textos, derivados de um plano original de 28 pontos, e que alguns itens poderiam ser aceitos, enquanto outros foram alvo de críticas duras por parte do presidente Vladimir Putin. [oai_citation:0‡Anadolu Ajansı](https://www.aa.com.tr/en/americas/witkoff-kushner-hold-about-5-hours-of-talks-in-moscow-with-putin-on-revised-ukraine-peace-plan/3760412?utm_source=chatgpt.com)
“A conversa foi construtiva, muito útil e informativa. Mas ainda não há um plano de compromisso sobre a Ucrânia. Há pontos com os quais poderíamos concordar e outros que, na forma como foram apresentados, são inaceitáveis para a Rússia”, disse Ushakov após a reunião.
Entre os temas mais sensíveis estão as questões territoriais na região de Donbas e as condições para um possível cessar-fogo. De acordo com relatos da imprensa internacional, Moscou resiste a qualquer proposta que seja vista internamente como recuo em áreas que o Kremlin afirma controlar, enquanto os EUA tentam evitar um acordo que legitime ganhos territoriais obtidos pela força. [oai_citation:1‡Reuters](https://www.reuters.com/world/china/putin-witkoff-discuss-peace-options-ukraine-past-moscows-midnight-2025-12-02/?utm_source=chatgpt.com)
A reunião em Moscou faz parte de uma rodada mais ampla de negociações conduzidas por aliados de Trump com russos e ucranianos, numa tentativa de redesenhar o plano de paz após críticas da Ucrânia e de países europeus, que consideram as primeiras versões excessivamente favoráveis à Rússia. Ainda não há data confirmada para um possível encontro direto entre Trump e Putin para tratar do tema. [oai_citation:2‡AP News](https://apnews.com/article/91d8a82058a80521f0f9491105fba8e1?utm_source=chatgpt.com)
Enquanto isso, os combates continuam em várias frentes na Ucrânia, e analistas avaliam que, apesar do discurso sobre “avanços” diplomáticos, a distância entre as exigências de Moscou, Kiev e Washington ainda é grande. O impasse mantém o futuro do plano de Trump em aberto e reforça a incerteza sobre qualquer cronograma realista para o fim do conflito.
Crédito da foto: Kremlin / Divulgação
















Leave a Reply